
Meditar pode ser: sentar-se sossegado num lugar do seu agrado, em casa ou no meio da natureza, deitar-se à sombra de uma árvore e deixar os pensamentos fluírem, dar um passeio a pé de forma lenta, progressiva e cadenciada. Meditar acaba por ser o estado de espírito que se obtém quando se consegue parar a mente e fixar-se num ponto vazio ou num único pensamento simples como, por exemplo, a palavra PAZ, ou OM, ou AMOR - todas estas palavras simples são mantras nos quais se pode 'fixar' em termos meditativos. Quando a mente se fixa numa só coisa, está parada - esse é o estado a que, normalmente, se chama de meditação.
Sobretudo, não tente reflectir, analisar ou compreender. Limite-se a sentir, deixando a sua intuição fluir.
Evite meditar deitado, corre o risco de adormecer.
Seja qual for o lugar escolhido, sente-se de forma confortável, com as costas direitas e o rosto ligeiramente descaído para baixo.
Coloque as mãos sobre os joelhos, viradas para cima ou para baixo, ou então cruze-as sobre o ventre (a direita sempre por cima da esquerda). Se meditar sozinho deve cruzar também os pés, sempre o direito por cima do esquerdo, para concentrar a energia. Se meditar acompanhado ou em grupo, deve colocar os pés paralelos um ao lado do outro, para que a energia flua.
Feche os olhos e faça alguns exercícios respiratórios para relaxar: inspire lenta e profundamente (pelo nariz), sinta o peito cheio de ar, retenha alguns segundos e expire lentamente pela boca. Faça esta respiração durante uns minutos. Também pode entoar o mantra OM, baixinho, 3 vezes.
Sinta todo o seu corpo físico relaxar-se, sentindo-se seguro no sítio em que está sentado e ligado à terra.
Envolva-se num 'ovo' de luz branca muito brilhante. Visualize essa luz branca brilhante durante alguns minutos.
Sinta o seu corpo emocional relaxar-se, envolvendo-se numa segunda camada de luz rosa brilhante. Visualize essa luz rosa brilhante durante alguns minutos.
Sinta o seu corpo mental relaxar-se, envolvendo-se numa terceira camada de luz violeta. Visualize-se envolto nessa luz violeta durante alguns minutos.
Para começar, pode habituar-se a fazer este exercício, depois tudo começa a ser feito muito rápido.
Quando atingir um estado de serenidade, centre-se num dos mantras, ou pura e simplesmente centre-se em si próprio, esvazie a mente, não pense em nada, e oiça o seu interior.
No fim, antes de abrir os olhos entoe de novo o mantra OM 3 vezes.
Para sair da meditação, comece a mexer lentamente os pés e as mãos, devagarinho, comece de novo a tomar conhecimento da realidade envolvente e abra os olhos quando lhe apetecer.
Tente guardar o estado de espírito obtido durante o máximo de tempo possível.
Medite durante, pelo menos, 20 minutos. Os períodos do dia mais indicados para meditar são de manhã cedo (7h00), ou ao fim da tarde. O que não significa que não possa fazer uma meditação sempre que lhe apeteça ou que sinta necessidade disso.
A meditação pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade, trazendo sempre resultados imediatos e benéficos. A mente fica calma e revigorada e a nossa força interior aumenta, bem como o sentido de segurança e amor por nós próprios. Lembre-se que a energia segue o pensamento...
Boa meditação!
Dificil foi o abstrair-me da máteria e tudo o que é terreno mas graças á força do querer e do pensamento....foi uma questão de tempo!
ResponderEliminarSentir que a nossa liberdade continua lá á nossa espera...
beijinhos